2009

sábado, 30 de agosto de 2008

Histórico da E. E. M Olímpio Sampaio da Silva

A E.E.M. Olímpio Sampaio da Silva, situada na Praça Rocha Franco, S/N, na cidade de Uruoca- Ce, foi fundada a 25.08.1952, com o objetivo de reunir as escolas isoladas da sede, dando maior qualidade à educação do município, recebendo nessa época o nome de Escolas Reunidas de Uruoca. Em 1975, com o decreto n.º 11.493/75, ratificou a criação de Grupos Escolares com transformação em Escola de 1º grau. Por um período de vinte seis anos funcionou irregularmente, tendo sido em 1979 autorizada por quatro anos pelo Parecer 750/79, com validade até 31 de dezembro de 1983. Dois anos depois, o Conselho Estadual de Educação emitiu o Parecer de Reconhecimento n.º 1477/81, publicado no Diário Oficial de 06.01.82 com validade até 31.12.83.
Conforme Decreto Lei n.º 16.387, de 16.01.84, publicado no Diário Oficial em 19.01.84, criou a Escola de 1º e 2º graus de Uruoca. Um outro processo de n.º 366/86 o Conselho de Educação do Ceará concedeu o parecer de autorização do 2º grau n.º 715/86. Com o parecer 577/95, o Conselho de Educação do Ceará renova o reconhecimento da Escola de 1º e 2º até hoje. Sentindo a necessidade de nomear a referida E.E.F.M. de Uruoca, o Núcleo Gestor juntamente com a Congregação de Professores levantaram a questão da ausência de um nome; apontaram um personagem de boa índole e que muito fez pelo município no passado. Conforme votação feita pela Congregação de Professores e precisamente Conselho Escolar, o vencedor foi OLÍMPIO SAMPAIO DA SILVA. Com o Decreto n.º 26.113 de 18.01.2001 a escola passou a denominar-se ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO OLÍMPIO SAMPAIO DA SILVA.
É uma entidade educativa com finalidade de dar à juventude a formação necessária o desenvolvimento de suas potencialidades com elemento de auto- realização, preparação e qualificação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania; é subordinada à Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará e é regida pelo seu Regimento, respeitando as determinações da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e toda a legislação vigente.
Nos últimos três anos, a Escola superou um problema considerado grave: a reprovação. De 10%, a situação atual é de apenas 2%. Infelizmente, existe a questão da evasão que ainda resiste e está com 6%, mas todos estão empenhados com o objetivo de eliminar também este fator negativo.
Até o primeiro semestre de 2000, o planejamento não acontecia de fato, mas o apoio da SEDUC e CREDE fizeram com que essa realidade mudasse. E apesar do professor algumas vezes fazer reclamações devido ao acompanhamento próximo que hoje existe em torno do seu trabalho, achando-se vigiado, cobrado, nossa realidade mudou. Podemos ver hoje professores mais comprometidos, buscando planejar e desenvolver suas ações baseadas no conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais / Referenciais Curriculares Básicos. A avaliação hoje adotada pela Escola é Formativa e a escola teve todo o ano de 2000 só de estudos; todos juntos buscaram informações, roteiros, sugestões para melhor avaliar seus alunos. No ano de 2001 a escola adotou o conceito de AS (Aprendizagem Satisfatória) e ANS (Aprendizagem Não Satisfatória), acompanhado de registros das dificuldades detectadas. Nos anos de 2002 e 2003 foi abolido totalmente o conceito e o professor avaliou somente através de relatórios especificando detalhadamente todas as dificuldades. Atualmente os registros continuam, mas ao lado de uma nota que deverá ser de 0 a 10. De todas as formas acontece, portanto todo um acompanhamento onde o aluno não é avaliado só pelos conteúdos vistos, mas é um processo que se dá observando sua participação, desempenho, assiduidade e crescimento em todos os sentidos.
A E.E.M. OLÍMPIO SAMPAIO DA SILVA oferece da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e duas turmas do Tempo de Avançar Médio,(sendo que uma das turmas funciona num anexo no Campanário). Conta com 418 alunos (segundo a matrícula de 2005), distribuídos nos três turnos e recebendo 50% dos distritos e localidades. Não existe escola particular na cidade, logo o público é heterogêneo em se tratando de classe social. A situação atual é considerada delicada, devido às conturbações de ordem social que a cidade enfrenta no momento. A violência, as drogas, a liberação sexual, são alguns dentre muitos fatores que estão influenciando negativamente a vida e porque não dizer o funcionamento normal da escola.
Muitos problemas ocorridos hoje deve-se ao fato dos pais ficarem ausentes e não procurarem acompanhar o desempenho dos seus filhos na escola. Conforme pesquisa feita, os alunos que tem os pais como seus colaboradores, conseguem um rendimento satisfatório, enquanto que aqueles que ficam omissos prejudicam seus filhos involuntariamente.
Considerando as diversas situações citadas e de acordo com reuniões consensuais, a escola está trabalhando voltada para os problemas e serão desenvolvidas ao longo dos próximos anos programas para combater esses males que estão afetando a cabeça dos jovens. Pretende-se continuar priorizando a questão da evasão e consequentemente da repetência que ainda é um dos fatores negativos para a escola.



1.MISSÃO – VISÃO

1.1.NOSSA MISSÃO:

A E.E.F.M. OLÍMPIO SAMPAIO DA SILVA tem como missão vivenciar os valores éticos, morais, cívicos, espirituais e interpessoais, visando sua construção em um espaço que permita valorizar o cidadão em todo o seu potencial.

1.2.VISÃO DE FUTURO:
Seremos reconhecidos pelo nosso trabalho porque primaremos a qualidade do ensino voltado para as questões de ordem social que afetam a vida do jovem de Uruoca.



2.PRINCIPAIS PROCESSOS DE GESTÃO, DESAFIOS E RELAÇÃO ENTRE ESSES E OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Preocupados com a realidade em que vivemos e conhecedores das conseqüências que nos trazem problemas como violência, drogas, DST´s, etc., procuramos trabalhar para promover ações sócio-educativas com intervenções preventivas junto aos adolescentes e suas famílias. Tais ações são trabalhadas através de projetos elaborados com todos os segmentos da escola, especialmente professores e alunos.
Muitos projetos estão sendo desenvolvidos desde o final de 2001, onde reconhecemos que a escola começou a traçar novos caminhos e buscar parceiros e colaboradores que só vieram somar aos esforços de um grupo que já vem de uma trajetória mais longa.
A partir de 2004, o Núcleo Gestor resolveu envolver todos nesse caminho que acreditamos ser o melhor. Muitos sucessos comprovam esse fato.
Além de dar continuidade a trabalhos desenvolvidos nos anos anteriores, começamos o ano nos sensibilizando para a situação vivida por todos os alunos transportados das diversas localidades e distritos. A distância percorrida até a escola era grande e por não haver merenda no Ensino Médio e por saírem muito cedo de casa, a fome experienciada por eles estava atrapalhando o rendimento escolar. A partir daí, um grupo de professores uniu-se ao Grêmio Estudantil e desenvolveram o projeto “Aluno alimentado, aluno dedicado – compartilhar é dever de todos”, voltado para uma necessidade e reconhecido como uma ação bem sucedida.
O Projeto de teatro e de dança já buscam em seus objetivos utilizar o espaço extra sala de forma prazerosa e divertida, ao mesmo tempo em que assumem uma parcela maior de responsabilidade, sobrando pouco tempo livre para ser utilizado de forma desordenada e nociva.
Procuramos também trabalhar o Projeto Amor à vida, proposta de formação na área da adolescência e sexualidade, através de práticas pedagógicas, interativas e lúdicas com adolescentes, pais e educadores, visando facilitar o processo construtivo do conhecimento e a mudança de atitudes/ comportamento para o exercício saudável da sexualidade. Fazendo parte do grupo de coordenação da escola, contamos com o apoio de dois alunos que são participantes envolvidos diretamente nesse processo e que disseminam os temas inclusive para outras escolas.
A aproximação da família também foi pensada por nós que fazemos a Olímpio Sampaio, devido a distância que os pais e mães sempre mantiveram. O projeto Aula da Família foi trabalhado bimestralmente, aos sábados, e além da conscientização pela importância que estes têm no decorrer do ano letivo, onde o conhecimento se deu através do estudo do Regimento Escolar, temas como família, adolescência, sexualidade, DST´s, violência foram exaustivamente vistos, só que de um jeitinho agradável e envolvente.
Achamos que todos os conhecimentos estudados aqui ficaria sem um maior sentido, se trancássemos as portas para a sociedade de Uruoca. Em muitos momentos a comunidade foi chamada para participar de nossas conquistas e tivemos uma resposta satisfatória ao nosso chamado. O Grande Encontro Musical trouxe para os alunos e para todos os visitantes um resgate da música. Suas origens, sua história e a valorização do trabalho artístico dos alunos foram integração entre todas as áreas de conhecimento
O trabalho desenvolvido no Laboratório de Ciências aumentou o estímulo dos alunos e facilitou o trabalho do professor.
Dessa forma, terminada a exposição de trabalhos desenvolvidos ao longo do ano de 2004, julgamos Ter caminhado da maneira mais produtiva possível. Trabalhar com projetos foi a metodologia escolhida pela EEM. Olímpio Sampaio da Silva. Bem antiga, carente de recursos materiais, altamente deficiente no seu espaço físico, mas que na sua equipe, encontram-se pessoas comprometidas e voltadas para o sucesso e aprendizagem de seus discentes e de todos que estão ligados a estes embora que indiretamente.
O trabalho desenvolvido no ano que passou merece ser visto por outros gestores para que estes possam plantar, regar, para depois colher os frutos que já foram saboreados e comprovadamente mostraram a eficácia de suas vitaminas.

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