2009

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

2º Concurso de Redação da CGU

Vivo em uma sociedade e me julgo ser cidadã, levo sempre o conceito de que cidadão tem “direitos e deveres” e de que o exercício da cidadania se faz pelas conquistas dos direitos e pelo cumprimento dos deveres, mas isso todos já sabem, e assim como eu, muitos pensam dessa forma, porém, ninguém vive somente de pensamentos, devemos então, realizar o que idealizamos como certo.
Assumimos em nossa sociedade uma atitude de acomodação, deixamos as coisas acontecerem, não nos envolvemos, apenas reclamamos das condições de vida. Daí jogamos todas as nossas responsabilidades para os governantes, achando que é dever deles lutar pela conquista dos nossos direitos. Atribuindo então, essa confiança aos governantes, eles têm a liberdade de fazer o que acharem melhor com nosso tributos. Sendo eles desonestos, poderão, inclusive, sonegarem nossos bens e corrompê-los, evitando que a contribuição que nos é devida chegue até nós.
A corrupção, a sonegação ou desvio de dinheiro público é crime. É dever de nós, cidadãos, vigiar para que isso não aconteça, ao contrário disso, seremos corruptos também e prejudicaremos outros cidadãos. A corrupção pode ser evitada, por exemplo, com a cobrança de notas fiscais. A LFR (Lei de Responsabilidade Fiscal) luta para fortalecer os princípios da administração pública e podemos nos aliar a ela.
Cabe a nós cidadãos dar um fim a esses atos ilegais. O exercício da cidadania exige uma atitude de participação, envolvimento e engajamento por parte de cada um. Todavia, se me submeterem algum dia a seguinte pergunta: “O que você tem a ver com a corrupção?” darei a resposta: “Já tive muito a ver com ela, mas de hoje em diante, lutarei por meus direitos e concretizarei os meus deveres”. Farei das palavras de ª Manzoni as minhas, voltadas para a vida e a sociedade: “A vida não é destinada a ser um peso para muitos e uma festa para poucos, mas uma função paras todos, da qual cada um há de prestar contas.”
Escola: Olímpio Sampaio da Silva
Município: Uruoca
Aluna: Ana Régia Almada de Vasconcelos
Professora: Maria do Livramento Rodrigues
Série: 3º Ano

Nenhum comentário: